segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pesquisa para trabalho

Hoje 30/08/2010, pesquisamos para montar nosso trabalho onde foi enriquecedor para  nossa experiencia no dia-a-dia..........

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

É um enorme engano pensar que as inovações tecnológicas ocorridas nas escolas serão capazes de substituir a relação entre professores e alunos; relação essa que é fundamental não só na questão afetiva, mas também no modelo sócio-cultural "padrão" que o professor representa para o aluno. Percebe-se assim que a idéia de substituição da relação docente é equivocada, pois por mais que as tecnologias penetrem e mudem as formas de ensino, no processo de aprendizagem, entre uma mídia um aluno, sempre haverá a "mão" de um professor.



Fonte: http://www.webartigos.com/articles/35398/1/ALFABETIZACAO-TECNOLOGICA/
Para mostrar o quanto a tecnologia tem se mostrado presente na nova prática de ensino de ensino- aprendizagem, um bom exemplo é o sistema EAD, na Educação à Distância,



A interação com o professor é indireta e tem de ser mediatizada por uma combinação dos mais adequados suportes técnicos de comunicação, o que torna esta modalidade de educação bem mais dependente da mediatização que a educação convencional, de onde decorre a grande importância dos meios tecnológicos ( BELLONI, 2000, p. 54)



Vale ressaltar que mediatizar significa gerar metodologias de ensino que permitam a potencialização máxima de possibilidades de aprendizagem. A partir desse conceito, verifica-se a necessidade de um conhecimento prévio das diferentes técnicas que podem ser utilizadas para tal objetivo, dentre as quais se pode citar: CD-ROM, jogos informatizados, podcasts, MSN, slides, livespace, vídeos, hipertextos, etc. Observando estes meios percebe-se que



O que é novo é o grande elenco das mídias cada vez mais "performantes" disponíveis hoje no mercado e já sendo utilizadas por muitos dos aprendentes fora da escola, o que acarreta uma crescente exigência de qualidade técnica da parte dos estudantes(Belloni, 2006, p. 62).



É Vasta a relação dos meios tecnológicos que atuam em favor da educação, "cabe aos professores fazer as escolhas 'certas' e controlar o tempo de contato dos alunos com eles" (Barreto 2002, p. 95).



Dessa forma, pode-se verificar que o ensino a distância contribui para ratificar o quão urgente é a necessidade de alfabetizar os professores tecnologicamente, já que a EAD se encaixa no processo de ensino pertencente à sociedade tecnológica do futuro.







Fonte: http://www.webartigos.com/articles/35398/1/ALFABETIZACAO-TECNOLOGICA.
A tecnologia que é utilizada pelos professores em sala de aula passa a ser mais um instrumento a favor da melhoria da qualidade do ensino e, por conseqüência, ao entrar em contato com o aluno torna-se um método de aprendizagem interessante, de caráter interativo, participativo e contextualizado, permitindo ao mesmo a construção de novos saberes.



Seguindo o raciocínio de que a tecnologia faz parte da vida social do aluno, esta também deve está presente na vida escolar daquele. Nessa perspectiva, o professor precisa ter a capacidade de utilizar o conhecimento que o aluno já possui como referencial para desenvolver os conteúdos teóricos.



Sobre esse modo de realização da alfabetização tecnológica do professor Sampaio (1999) diz que "a Intenção deve ser a de tornar este cidadão um profissional atuante na sociedade, que contribui com um trabalho educativo significativo, mais próximo da realidade do aluno" (p. 73), sendo esta a base para toda e qualquer forma de ensino.



Este processo de alfabetização tecnológica do professor diz respeito à capacitação do mesmo em lidar com as diferentes tecnologias e a capacidade de interpretar sua linguagem. Mas para tanto, esse educador precisa inicialmente dominar as técnicas envolvidas nesse processo e viver em constante aperfeiçoamento, o qual se dá pela relação diária com as tecnologias presentes no mundo cada vez mais globalizado.







Fonte: http://www.webartigos.com/articles/35398/1/ALFABETIZACAO-TECNOLOGICA/

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O mundo da alfabetização

Amo trabalhar na educação, quando se fala de criança é algo muito sagrado e rico para nosso trabalho...