quinta-feira, 14 de abril de 2011

O que aprendi com o curso INCLUSÃO DIGITAL...

Desde quando comecei o curso aprendi muito, antes só sentava a frente do computador para fazer um trabalho no word agora já sei pesquisar colar mandar email participar de blogs e compartilhar video, para meu aprendizado  um esse curso contribuiu muito mesmo.
Com esse curso ja consigo ver o digital com olhar diferente, ajudou muito nossa escola e nossos professores a inovar suas experiencias, portanto tenho somente a agradecer nossa  Secretaria de Educação pelas atitudes que vem tendo em capacitar os professores para que os mesmo possa a desenvolver um bom  trabalho.

O espaço da refeição na escola

Um projeto para transformar o refeitório em um ambiente de convívio e aprendizagem

Ninguém faz uma refeição apenas para matar a fome. O tempo que se abre na rotina para comer sempre teve, ao longo da história, uma função social. As horas do almoço, do jantar ou do café também são usadas pelas pessoas para compartilhar um prazer e um modo de ser e viver. Sem contar os aspectos afetivos que são mobilizados quando o aroma do feijão sendo refogado, do leite fervido e do café aguça os sentidos. Na escola, o intervalo para que as crianças façam a merenda não pode ser diferente: elas precisam comer em ambientes agradáveis e acolhedores, que mostrem o respeito que a escola tem com elas. Dificil será convencer os pais e os alunos da importânciada intencinalidade educativa na hora da merenda.

Agora, o desafio dos gestores é manter o projeto em andamento e disseminar as orientações para os novos integrantes da equipe escolar. O assunto continua sendo discutido nos momentos de formação. O objetivo é sempre ampliar o olhar dos professores e funcionários sobre as aprendizagens que estão ou podem ser garantidas com a transformação do espaço e sobre as relações possíveis de estabelecer com as atividades pedagógicas - por exemplo, com as aulas de Ciências, nas atividades de culinária e nas de Educação Ambiental, no que diz respeito à reciclagem. "A grande questão para o diretor é fazer com que o projeto seja acompanhado por toda a escola, mostrando que esse espaço, assim como todos os outros, deve respeitar a criança".

O objetivo de fazer na Escola Municipal de Marabá Paulista o recreio dirigido é ajudar todas as crianças a se educar seus  hábitos alimentares como se estivesse em suas próprias casas, recuperando junto a eles  os limites educacionais que deve trazer de casa.
O que devemos fazer sentar se no refeitório para merendar, após a merenda haverá uma profissional contando uma história para dar o tempo do descanso da merenda em seguida cada inspetores trabalhara com um grupo, onde será duas sala de acordo com a idade, neste projeto a diretora será uma das monitora para que todos brinquem de uma brincadeira saudável..Será o maior desafio da escola Municipal de Marabá Paulista em  2011.

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