sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projeto meio ambiente e ensino religioso

PRÁTICA PASTORAL PEDAGÓGICA
  
    
  
COLÉGIO SANTA MARCELINA
PROJETO COLETA SELETIVA - 2009
PROJETO DE OLHO NO LIXO

JUSTIFICATIVA
A proposta da coleta seletiva pretende ressaltar a importância da higiene mental, pessoal, assim como do ambiente escolar. Acredita-se que ações simples como jogar lixo na lixeira; organizar as carteiras na sala; limpar o quadro; manter o chão e as paredes limpas; conservar as janelas e ventiladores e preservar os trabalhos expostos pelos colegas muito contribui na harmonia, no equilíbrio e na saúde do ambiente escolar.

OBJETIVO
O projeto tem como objetivo geral de formar cidadãos conscientes, promover práticas que ampliem a discussão sobre Educação Ambiental entre educadores e estudantes, como também sensibilizar os alunos quanto à necessidade de manutenção e preservação do espaço escolar e ressaltar a importância da preservação da escola como patrimônio.
Os professores têm um papel fundamental, pois devem sempre estimular o aluno perguntando: Como eu posso mudar meus hábitos para contribuir para um consumo responsável e diminuir a quantidade de lixo gerada dentro da escola?
ETAPAS DE EXECUÇÃO
1ª Etapa: Apresentação do projeto
a) Apresentação do projeto aos professores e coordenação .
b) Divulgação do projeto em cada sala de aula e também no site do colégio.
2ª Etapa: Cronograma de análise
a) Entrega do cronograma e orientação para realização dos registros de observação para cada turma (ficando na mesa do professor até o último horário). Cabe ao professor do último horário junto ao representante da turma registrar na ficha de avaliação, uma nota de acordo com os critérios estabelecidos. Deve-se levar em conta que a avaliação engloba todos os horários de aula e não somente o último.
b) O professor do 6º horário, na sexta-feira, entregará à coordenação do projeto (Prof. Fábio) a ficha de avaliação.
c) Caberá ao coordenador a análise mensal das fichas. O resultado desta atividade deverá ser registrado e divulgado no site do colégio.
3ª Etapa: divulgação do resultado
a) A divulgação do resultado (sala vencedora), ocorrerá na primeira semana de cada mês.
b) O resultado será por ordem de classificação.
c) a divulgação poderá será feita pelo site do colégio.

ORIENTAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
1- Respeitar a ficha de registro
2- Respeitar o cronograma de registro, entrega da ficha e analise mensal dos resultados.
3- Orientar e reiterar os alunos sobre os pontos positivos e negativos do lixo, assim como a necessidade da limpeza e organização da sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário