segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dicas Sites de Busca

http://www.google.com/

http://www.wikipedia.org/

2 comentários:

  1. É um enorme engano pensar que as inovações tecnológicas ocorridas nas escolas serão capazes de substituir a relação entre professores e alunos; relação essa que é fundamental não só na questão afetiva, mas também no modelo sócio-cultural "padrão" que o professor representa para o aluno. Percebe-se assim que a idéia de substituição da relação docente é equivocada, pois por mais que as tecnologias penetrem e mudem as formas de ensino, no processo de aprendizagem, entre uma mídia um aluno, sempre haverá a "mão" de um professor.(segundo Libâneo,2000,p.66)

    ResponderExcluir
  2. O professor precisa ter, além da visão crítica, um domínio técnico das inovações tecnológicas presentes tanto nas escolas quanto no cotidiano do aluno. Porém, como adquirir esse domínio? Através da estreita relação diária com essa tecnologia, no sentido de estudá-la, interagir com ela e extrair todo poder pedagógico que a mesma possui.

    A introdução das NTCI no processo de formação profissional, além de prepara o professor para interagir com os alunos pertencentes à sociedade tecnológica, serve também como forma de amenizar a resistência que alguns possuem em relação às tecnologias, mostrando que essa pode ser utilizada como mediadora não apenas de conhecimentos específicos, mas também sociais culturais e políticos, os quais dão fundamentais no processo de ensino-aprendizagem.

    Para isso, os cursos de formação de professores precisam garantir espaços para práticas e estudos sobre as mídias, sobre a produção social de comunicação escolar com elas e sobre como desenvolver competente comunicação cultural com várias mídias (LIBÂNEO, 2000, p. 72)

    A partir dessa idéia, a formação de professores está relacionada à necessidade de formar profissionais competentes e capazes de instruir cidadãos pertencentes à era digital.



    Fonte: http://www.webartigos.com/articles/35398/1/ALFABETIZACAO-TECNOLOGICA/pagina1.

    ResponderExcluir