quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Para mostrar o quanto a tecnologia tem se mostrado presente na nova prática de ensino de ensino- aprendizagem, um bom exemplo é o sistema EAD, na Educação à Distância,



A interação com o professor é indireta e tem de ser mediatizada por uma combinação dos mais adequados suportes técnicos de comunicação, o que torna esta modalidade de educação bem mais dependente da mediatização que a educação convencional, de onde decorre a grande importância dos meios tecnológicos ( BELLONI, 2000, p. 54)



Vale ressaltar que mediatizar significa gerar metodologias de ensino que permitam a potencialização máxima de possibilidades de aprendizagem. A partir desse conceito, verifica-se a necessidade de um conhecimento prévio das diferentes técnicas que podem ser utilizadas para tal objetivo, dentre as quais se pode citar: CD-ROM, jogos informatizados, podcasts, MSN, slides, livespace, vídeos, hipertextos, etc. Observando estes meios percebe-se que



O que é novo é o grande elenco das mídias cada vez mais "performantes" disponíveis hoje no mercado e já sendo utilizadas por muitos dos aprendentes fora da escola, o que acarreta uma crescente exigência de qualidade técnica da parte dos estudantes(Belloni, 2006, p. 62).



É Vasta a relação dos meios tecnológicos que atuam em favor da educação, "cabe aos professores fazer as escolhas 'certas' e controlar o tempo de contato dos alunos com eles" (Barreto 2002, p. 95).



Dessa forma, pode-se verificar que o ensino a distância contribui para ratificar o quão urgente é a necessidade de alfabetizar os professores tecnologicamente, já que a EAD se encaixa no processo de ensino pertencente à sociedade tecnológica do futuro.







Fonte: http://www.webartigos.com/articles/35398/1/ALFABETIZACAO-TECNOLOGICA.

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