quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A tecnologia que é utilizada pelos professores em sala de aula passa a ser mais um instrumento a favor da melhoria da qualidade do ensino e, por conseqüência, ao entrar em contato com o aluno torna-se um método de aprendizagem interessante, de caráter interativo, participativo e contextualizado, permitindo ao mesmo a construção de novos saberes.



Seguindo o raciocínio de que a tecnologia faz parte da vida social do aluno, esta também deve está presente na vida escolar daquele. Nessa perspectiva, o professor precisa ter a capacidade de utilizar o conhecimento que o aluno já possui como referencial para desenvolver os conteúdos teóricos.



Sobre esse modo de realização da alfabetização tecnológica do professor Sampaio (1999) diz que "a Intenção deve ser a de tornar este cidadão um profissional atuante na sociedade, que contribui com um trabalho educativo significativo, mais próximo da realidade do aluno" (p. 73), sendo esta a base para toda e qualquer forma de ensino.



Este processo de alfabetização tecnológica do professor diz respeito à capacitação do mesmo em lidar com as diferentes tecnologias e a capacidade de interpretar sua linguagem. Mas para tanto, esse educador precisa inicialmente dominar as técnicas envolvidas nesse processo e viver em constante aperfeiçoamento, o qual se dá pela relação diária com as tecnologias presentes no mundo cada vez mais globalizado.







Fonte: http://www.webartigos.com/articles/35398/1/ALFABETIZACAO-TECNOLOGICA/

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